Samurai X – a origem: deixaram o melhor para o final


Samurai X- a origem | Imagem de divulgação Netflix Brasil

Em “Samurai X – A origem” (Rurouni Kenshin – The Beginning) somos transportados ao passado do Japão feudal para saber como tudo começou. Quem era Kenshin? De onde veio? Por que escolheu esse caminho? Muita ação em embates épicos de espada e cascatas de sangue servem de plano de fundo para uma história de amor verdadeiro e traição.



Olha a fanática pelo Japão feudal pintando na área novamente! 😊

Mas não consegui evitar tanta emoção, gente! Na sexta-feira dia 30/07/2021, a Netflix Brasil disponibilizou o quinto e último filme live action de Samurai X... que conta como tudo começou.


O filme é uma adaptação da animação, em quatro partes, lançada no Japão, em 1999, sob o título “Rurouni Kenshin: Tsuioku Hen” (Samurai X: Reminiscência / Memórias). A animação conta, de forma não linear, a trajetória de Kenshin desde quando é salvo da morte em uma caravana de escravos, torna-se discípulo de Hiko Seijūrō, mestre do Hiten Mitsurugi, o mais forte estilo de Kenjutsu, até o momento em que se transforma no maior assassino da Era Meiji.


Imagem da animação Tsuioku Hen de 1999 | Kenshin e Tomoe - divulgação

No filme, não foi possível incluir a parte da infância e da rotina de treinamento para se tornar mais forte, mais leal e digno de representar o estilo Hiten Mitsurugi. A história perde um pouco? Claro que sim! Porém, como qualquer obra, livro ou conteúdo que passa por adaptação para outro tipo de exibição e, principalmente, com menos tempo, claro que não caberia tudo. Estamos falando de quatro horas de animação contínua contra duas horas de filme! Mais um motivo para aclamar o trabalho primoroso dos roteiristas, que conseguiram manter a essência principal da história e todos os maiores eventos que transformaram o assassino do passado no herói do Japão Moderno.


Não entendeu? Ah.... Então você precisa urgentemente assistir a esses filmes para saber que Kenshin é um samurai errante, que não mata, e qual foi o motivo que o levou a tomar essa decisão. A alma da história, nesse ponto, se confunde com a do próprio personagem, de maneira que é possível sentir o peso e a angústia de ter as mãos manchadas de sangue.


Samurai X - a origem | cena inial de ação - divulgação

A História por trás da história

O contexto dessa história é o mesmo que descrevi no post anterior sobre Samurai X, que você pode ler aqui no blog e, inclusive, saber o título de TODOS os filmes. O que vale a pena repetir é que estamos bem no meio da transição do shogunato para a Era Meiji, que dará um fim ao Feudalismo e início à Era Moderna (1869).


O filme vai mostrar Kenshin se juntando à revolução, pronta para derrubar o xogunato Tokugawa. Ele se une ao clã Choshu e é designado para trabalhar como assassino em nome do líder Katsura Kogorō, ao lado de Iizuka, o examinador de execuções. Kenshin logo se torna um assassino endurecido, temido em todos os lugares como o Hitokiri Battōsai. Contudo, a cada morte, é possível ver a inquietação do personagem. Tudo o que ele desejava era honrar o estilo Hiten Mitsurugi, defendendo os inocentes e mais fracos. Com o passar do tempo, vai descobrindo que o peso da espada acaba por ser proporcional ao número de vidas que tirou, mas já era tarde para voltar atrás.


Durante um assassinato encomendado e bem-sucedido, Kenshin mata um guarda-costas chamado Kiyosato Akira. O encontro com Kiyosato deixa Kenshin com a primeira metade de sua cicatriz em forma de “X”. E é o primeiro ponto de virada da história pois esse evento determina seu destino, quando seu caminho e de Tomoe se encontram, não por acaso.



Samurai X - a origem | Kenshin e Tomoe - divulgação

Neste último-primeiro filme, Kenshin luta contra seu maior inimigo: ele mesmo e a sombra que criou para a sua existência. Não e à toa tudo o que fez pela Nova Era, todas as vidas que tirou se transformam em um fardo pesado, que ele carrega até o fim de seus dias (por isso não para de surgir gente para se vingar dele, entendeu?).


Além do romance, temos oportunidade de conferir também alguns momentos históricos da transição do Japão feudal, como a tomada de Kyoto e o último confronto do Shinsengumi. Como apaixonada, não paro de rever, e rever, e rever... 😉


Recomendo que você assista urgentemente “Samurai X – A origem”, porque vale a pena cada segundo das 2 horas e 18 minutos dessa produção impecável. Desde a caracterização da época, até a atuação dos atores (que não poderiam ter sido melhor escolhidos) até as cenas de luta com espada, é um verdadeiro primor e segue o alto padrão de qualidade dos demais filmes.


Satō Takeru como Himura Kenshin

Arimura Kasumi como Yukishiro Tomoe

Bom, pessoal, não posso falar muito mais sobre o filme para não dar spoiler. Tudo o que posso dizer é: assistam, o quanto antes. E não se esqueçam de deixar seus comentários aqui. Até a próxima postagem.


Samurai X: a origem (Rurouni Kenshin: The Beginning)

Data de lançamento: 4 de junho de 2021 (Japão)

Diretor: Keishi Ohtomo

Canção original: Naoki Satō | One Ok Rock

Séries de filmes: Rurouni Kenshin

Adaptação de: Rurouni Kenshin

Bilheteria: 20,4 milhões USD (até o momento)

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo